Jovens e a Leitura

Postado por Mirelli Lima 2 de março de 2010
Os jovens estão deixando de lado o hábito da leitura, segundo pesquisa da Fecomércio. De acordo com o levantamento, apenas 10% dos jovens apontaram os livros como opção nos momentos de lazer. Os concorrentes mais citados pelos jovens foram televisão, internet, cinema e jogos eletrônicos.


Tudo bem que em meio à modernidade atual os jovens não se interessem por livros, mas se o incentivo por meio das escolas e primeiramente dos pais fossem maior com certeza o índice de leitores seria elevado.
Meu interesse pela leitura começou desde cedo, lembro que quando era pequena ia com minha mãe 'pegar' livros na biblioteca municipal da minha cidade. Depois de me acostumar a vê-la lendo, sempre pedia para que ela pegasse livros para mim. Comecei com livrinhos de histórias infantis, passando para os da série Vaga-Lume, chegando à coleção Meu Primeiro Amor. Logo conheci as inesquecíveis 'Sabrinas', 'Júlias' e Biancas. No colégio veio as histórias clássicas, Dom Casmurro, Helena, Iracema, Esaú e Jacó e assim a leitura se tornou um hábito, sadio e do qual me orgulho muito! Agradeço à minha mãe que até hoje continua com seus livrinhos na cabeceira, e juntas ainda conseguimos encantar minha irmã com nosso hábito, que hoje pode ser chamado de paixão, paixão literária...



* * *


[Fui sorteada pela primeira vez na blogosfera! Pelo blog da queridíssima Luka, ganhei o livro Pobre Não tem Sorte!]

5 comentários:

Celsina disse...

Oii,
Vi que você está participando da promoção "A esperança tem muitas faces" no blog da Juh e gostaria de te convidar para participar da mesma promoção "A esperança tem muitas faces" que está acontecendo no meu blog.
Meu blog é Uma Janela Secreta, espero que goste!
O link da promoção é:
http://umajanelasecreta.blogspot.com/2010/02/promocao-esperanca-tem-muitas-faces.html


Obrigada!
Beijos! Cel =D
P.S-> Gostei do seu blog, e estou te seguindo ^.^

Celsina disse...

Obrigadaaa pela visita e por estar participando!!!
=)
Já linkei o seu blog no meu para eu poder voltar sempre!
Ahh... não consigo abrir o formulario que está no (indique um livro) me avise quando resolver ^.^

Beijinhos!

Aline T.K.M. disse...

Oi Mirelli, vim aqui retribuir a visitinha e adorei seu blog!! Também estou te seguindo e vou participar sim do Indique um Livro.
Te linkei no meu blog também (http://escrevendoloucamente.blogspot.com/), se quiser retribuir o link, ficarei imensamente feliz! =)

Beijos!

Beatriz Schiller disse...

ooi!
infelizmente é verdade. É raro achar adolescentes que busca na leitura o lazer. Eu amo ler e ultimamente meus pais reclamam (!) do tanto que eu leio e a única explicação que consigo enxergar para justificar o desprazer que a maioria dos adolescentes tem pelos meus amados livros é a leitura obrigatória(quase compulsória) na escola. Eu detesto ler livros quando sou obrigada, principalmente clássicos, que demandam tempo para serem lidos, e olha que eu amo ler!
beeeeeeeeeijos!

*Mi§§ §impatia* disse...

Oi querida, vim aceitar seu convite que fez em um dos meus blogs para indicar um livro e fiquei encantada com seu blog, amo livros, nossa que lindo seu cantinho, parabéns, amei. Já estou te seguindo e te convido a visitar meus blogs (links no perfil, tá?)
Beijos.
Indico o livro: Imortal - História de amor eterno - P.C. Cast