Resenha "Férias - Marian Keyes"

Postado por Mirelli Lima 22 de março de 2011

Férias trata-se de uma autobiografia da famosa autora irlandesa Marian Keyes. A história é narrada por Rachel, uma mulher viciada em cocaína e álcool que acaba de perder o namorado e infelizmente quase perde a vida por causa do consumo de drogas. Conseqüentemente, ela começa a se destruir aos poucos. Em seguida, depois de quase morrer de uma overdose de antidepressivos, toma uma decisão séria e resolve abandonar a glamourosa cidade de Nova Iorque e volta para a casa de sua família na Irlanda do Sul. Chegando lá, interna-se numa clínica a fim de se livrar de uma vez por todas de seu vício e, aos poucos, tenta reconquistar o namorado e reconstruir a vida. Com muito bom humor, a narradora Rachel caçoa de seus próprios problemas, percebe que chegou ao fundo do poço, junta forças para tomar uma decisão e consegue dar a volta por cima. Por fim, Rachel recobra sua auto-estima e encontra a redenção pessoal justamente como ocorreu com Marian Keyes. (Fonte: Submarino) 

"Eu era Rachel Walsh. Uma mulher, uma adulta. Uma matuta, uma gata, uma ovelha perdida. Uma toxicômana. Uma ovelha reencontrada. Uma sobrevivente." (pág 542, Rachel Walsh)

Rachel é louca. Tem um namorado gostoso. Um empreguinho. Uma amiga que segura as pontas. Mora em Nova York. Vive endividada. Consome drogas, bebidas e afins. E acabou se dando mal, muito mal. Após uma overdose que quase a leva à morte, sua família decide que é a hora da garota Walsh voltar para a Irlanda e se internar. É claro que Rachel só aceita ser internada por acreditar que irá para um spa onde sairá, magra, linda e repaginada. O erro foi esse, achar que O Claustro (o nome já diz tudo) era o melhor lugar do mundo. (mas sabe que no fundo era!?)
~ ~ ~ ~ ~

Eu sou aquela fã da Marian Keyes que ainda torce o nariz sempre que começa uma nova leitura. Porque cargas d'águas os livros da MK são tão difíceis de engrenar? A partir da página cento e qualquer coisa que falei: "agora sim, agora eu consigo." Mas foi difícil viu? Olhem só meu histórico de leitura:


Ainda bem que consegui, pois esse livro foi um daqueles que estava achando bom, mas que assim que lí a última palavra soltei um suspiro e falei: 'muito bom!' (com ênfase) Adoro livros assim, eu sou daquelas que o livro pode estar chato pra caramba, mas que se me emocionar de alguma forma no final eu fico gamada.

O livro é narrado em primeira pessoa, o que é ótimo, já que temos um ótimo olhar sobre os fatos. Apesar de ser um tema forte e sério, Marian Keyes não deixa o humor de fora, o que é sua marca registrada, Rachel passa por cada situação...
Adorei as seções onde a bruxa má, Josephine, ataca os internos com sua psicologia nada barata, ficava louca e queria entrar no livro para matá-la, vai ser má assim lá na China. Adorei os personagens coadjuvantes, que eram os colegas de internato da protagonista, cada um mais louco que o outro, mas cada um com seu problema e sensibilidade. Ficava ansiosa esperando se realmente iria aparecer alguém legal no Claustro que poderia se apaixonar por Rachel ou quando Luke (o namorado gostoso) e Brigit (a amiga que segura as pontas) iria aparecer novamente...
E quando Rachel finalmente cai em si, fiquei morta de pena, mas senti um alívio tão grande, como se fosse uma amiga íntima a se dar conta da gravidade dos fatos. Rachel sai do Claustro e vai voltar a viver, mas ninguém disse que seria fácil...

Adorei o final, foi totalmente do jeito que queria e imaginei que seria... (não vou falar muito senão perde a graça, né?)

Este livro ganhou:

18 comentários:

Jeh Asato disse...

Nossa flor, eu sou suspeita demais pra falar sobre as obras de MK! Amo, amo e amo!
Férias! é um dos livros que mais gostei da autora e não deixo de dizer que não me arrependo de nenhum livro, são todos maravilhosos! Sempre me encontro com algum personagem ou momento (fase) dos mesmos e adoro! Rio, choro, sofro, xingo, é muito bom!!!!
*-*

Que bom que a nota final do livro foi boa!! ;)
Beijos!
xoxo

Kellen Baesso disse...

Só li Melancia da MK e sofri para engrenar a leitura. Muito drama. Tenho vontade de ler os outros, mas ainda não tive oportunidade e fico frustrada quando demoro para engrenar a leitura. hehe
Beijos

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Mirelli!
Eu vim retribuir a sua visita a meu blog e dizer que adorei seu espaço literário! Já estou seguindo!!
Bom, com relação a sua resenha, eu confesso que prefiro que o livro já comece bombando e os livros da Marian ainda não tive a oportunidade de ler. Gostei muito da sinopse deste livro e vou colocá-lo na minha lista de desejados.
Ótima resenha!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Leitura Nossa disse...

Já li uns 6 livros da autora, mas esse é o único que gosto... acho que pela história de superação, pela própria Rachel... ou talvez porque foi o primeiro, depois li os demais insistindo comigo mesma, até que não deu mais e eu percebi que não gosto e pronto...rss
Mas o fato é que acho que eles são absurdamente extensos (muitos poderiam ser cortados pela metade) e isso deixa as histórias muito mornas...
O final desse livro é ótimo, né??

Beijos,

jonathan disse...

Olá! Tudo bem!?
Venho lhe chamar para participar de uma promoção que estou fazendo em parceria com a Núcleo da Idéia: um kit exclusivo de Leo e as Caixas de Música (01 exemplar do livro + surpresa), do maestro Ricardo Prado.
Acesse: nomundodealguem.blogspot.com e fique por dentro!
Válido até dia 01 de abril!

Caline disse...

Oi Mirelli não lia sua resenha toda pq Férias é a minha leitura do momento, li só o que voce achou do livro e fiquei empolgada. Estou esperando por Luke, Brigit, ou algum gato no Clautro que abaixe o fogo daquela mulher,rsrsrsrsrs, acho que Chris... Será?

Anciosa pelo final.

Dri disse...

Olá!

Ops.. não sabia que o livro era uma autobiografia.

Tive exatamente a mesma impressão nos livros que li da MK.

Beijão,
Dri Ornellas
www.a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com.br

Lu disse...

oi Mi, eu nunca li Marian e confesso que os livros dela não despertam muito o meu interesse, mas Férias um dia pretendo ler por causa especialmente do mocinho, kkkk.

beijos.

Paradoxo Perfeito disse...

Já li vários comentarios bons e ruins sobre esse livro, mas ele não desperta em mim muita vontade de lê-lo não :)

Beijos,
Books Lovely

Entre Fatos & Livros disse...

Olá! Vim retribuir a visita em meu blog. Estou seguindo o seu, ok...

Ainda não li nenhum livro da autora, mas escuto maravilhas sobre as obras.

Esse já está em minha lista!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Dana Silva disse...

aiiin gostei desse livro no final mas pra eu engrenar a leitura foi ossooooo... mas tbm me emocionei muito e o final da rachel foi mto legal, torci muito por ela e o luke! obrigada pelo comentario no meu blog e eu ja to te seguindo ha um tempinho, gosto mto das suas resenhas. bjs

Fernanda Assis disse...

Ei Mi,

Eu adoro Marian, já li todos lançados aqui e este é um dos meus preferidos. Para mim não demorou a engrenar não, eu sempre devoro todos rs. Os únicos que não gostei tanto foram Casório e Um bestseller pra chamar de meu.

bjoo

Nanda.

P.S: Vc ja me passou endereço para envio dos marcadores? Se não me passa,tanta gente não sei para quem já pedi rsrs

Unknown disse...

Oii Mi!!
Eu adoro esse livro, não é o meu favorito da Marian, mas mesmo assim, eu adoro a Rachel e o Luke!! E aquele final, então?! Hahahaha achei que não fosse ser um feliz!
Vc já leu "Tem Alguém Aí?" É tão boooooomm!! E aparece tanto o Luke... ahuahaha *-*
Beijos!

Lígia Paulino disse...

Mirelli!! Adina não li nenhum dos livros da Mk!! Melancia é um livro que o pessoal fala bastante!

Adorei a resenha *-*, fiquei curiosa para ler o livro, eu assisti um filme mais ou menos com esse contexto é Rachel o nome da protagonista tbm, o nome do filme é Rachel.. alguma coisa que não lembro. mais a protagonista é aquela atriz que fez o diabo veste prada e diario de uma princesa! rsrs

O livro vai com certeza para a lista de proximas compras e proximas leituras!! \o/

beijocas ;**

Lígia.

Lígia et son monde.

http://ligiaeseumundo.blogspot.com/

Neny disse...

Eu também demoro pra começar a desfrutar das historias da MK .. mas depois de uns capitulos não consigo largar, esse é um dos meus preferidos, beijos.

Unknown disse...

Sou suspeita pra falar já que sou extremamente fã da MK. Não achei difícil de engrenar, não. E esse é um dos meus favoritos da MK.
Achei, além de engraçado, lindo.

Beijos!!

Luciana Mara disse...

Ei!
Eu sou fã nº 0 da MK, então nem tenho do que reclamar.
Este é o meu livro preferido dela.
Eu tb fiquei morrendo de pena da Rachel quando ela percebeu tudo o que tinha acontecido.
Ahhh... e o Luke é um detalhe a parte. O que era aquelas calças de couro??? Ui...
Bjins

Renata!!! disse...

Tenho seis outros livros da MK. Adoro os outros. Mas, este "Férias" estou sofrendo para ler! Ele é muito chato, é impossivel fixar na leitura e os personagens são muito fracos.

E pensar que eu li o "E Agora ou Nunca" em 3 dias!
Quando pego um livro dela, nao conseguia parar de ler..Até esta bomba. Tomara me melhore..estou me sentindo lesada.