Resenha Uma Vida Interrompida - Alice Sebold

Postado por Mirelli Lima 4 de outubro de 2010
"Ambientado em um céu tão real e possível quando a terra é misteriosa e instável, Uma Vida Interrompida explora sem afetação, com carinho e argúcia, o romance da vida familiar, a turbulência tímida e engraçada da adolescência e as dolorosas marcas que o amor e a perda deixam em nosso mundo."
Amy Bloom

"... eu tinha 14 anos quando fui assassinada no dia 6 de dezembro de 1973." - Susie, pág 15

Uma garota desaparece, o único indício de que a menina pode ter sido assassinada é um cotovelo encontrado por um cão, uma família se apega em um fio de esperança deixado para trás... Do céu, Susie vê seu assassino cortar seu corpo em pequenos pedaços e limpar todo e qualquer rastro da sua morte, além disso ela vê o garoto que a beijou recentemente ser posto contra a parede e entre os suspeitos de ter acometido contra sua vida. Na pequena cidade onde Susie Salmon, como o peixe, vivia as pessoas não se conformam com o acontecido e mal sabem eles que o homem misterioso que aparece no fundo da igreja no dia da homenagem à garota, o mesmo homem que fabrica casas de bonecas e que se demonstra um bom vizinho foi o autor do crime que assolou com a vida não só de uma garota, mas de toda uma família.

"Foi assim que, do céu, eu vi meu pai construir uma tenda com o homem que tinha me matado." - pág 68

♥ ♥ 

Eu confesso que só me interessei por esse livro após ter assistido o filme, que com certeza tem a fotografia mais linda que ví nos últimos tempos... E dou graças por isso. Termino de ler esse livro com o coração transbordando de emoção.
Alice Sebold foi de uma audácia e ousadia inigualáveis. Colocar um personagem no céu foi uma façanha merecedora de Oscar. E o livro tinha tudo para dar errado, já que a própria 'morta' é a narradora. Mas a cada página e a cada palavra nota-se a sensibilidade da autora.
Eu confesso que em certos momentos me ví na pele de Susie e em outros na de sua irmã, Lindsey. Explico: me ví exatamente como uma irmã, vezes no lugar da morta que do céu se delicia com as descobertas e com a juventude que jamais poderão ser vividas e vezes no lugar da viva que da terra tenta fazer com que o vazio deixado pela outra possa ser preenchido com novos caminhos.

"Vi Lindsey se aproximar de Samuel Heckler. Ela o beijou; e foi a glória! Quase me senti viva de novo." - pág 85

Me encantei com a demonstração extrema de amor do Sr. Jack, o pai. Que fora descrito de forma muito intensa pela autora. E com a inocência e perspicácia de Buckley, irmão de Susie.
Uma Vida Interrompida - Memórias de um Anjo Assassinado não pode ser descrito, deve ser sentido. A cada nova frase da autora sobre o amor e sobre a dor, nosso coração pula e é como se este livro estivesse guardado dentro de cada pessoa que se sensibiliza com a perda alheia. É como se Susie nossa filha, nossa irmã. É como se com o assassinato de mais um anjo, o nosso mundo desabasse um pouquinho mais.
Recomendo este livro para cada pessoa que tenha sentimentos verdadeiros.

Uma Vida Interrompida - Alice Sebold
Editora: Ediouro
Páginas: 353
Nota: 05/05♥ ♥ ♥ ♥ 

12 comentários:

Karlinha disse...

Eu ví o filme, e sempre choro. A fotografiae linda e a trilha sonora é perfeita. Espero poder ler logo o livro.

Karlinha disse...

Adorei a resenha

Kellen Baesso disse...

Não assisti ao filme ainda e não conhecia o livro, fiquei muito curiosa e interessada em ler!!
Beijo

*Mi§§ §impatia* disse...

Oiê!!!!
Estou de volta e com força total.....
Como vc tá? Muitas saudades de passear por aqui......espero que também esteja com saudade dos meus cantinhos. Te espero ok?
Beijos no coração.
Miss.

Leticia disse...

foi um dos livros que eu mais demorei pra ler, há partes que ou vc para/ respira e limpa as lagrimas ou não segue adiante.

é lindo, mesmo todas as partes pesadas dele. Valeu muito, e recomendo demais!

Otima resenha *o*
Beijos

Carol disse...

Eu adorei esse livro *-*
Como vc conseguiu achar em pt-br? Sempre está esgotado...

Unknown disse...

Nossa Mirelli parece ótimo, eu vi o filme e adorei, o visual então. Não tinha pensado em ler por já ter assistido o filme e com um certo receio de ser mais forte que o filme, vou reconciderar, até por que ainda não li nada da autora.

Juliana Oliveira disse...

infelizmente, depois de ver o filme não me interesso pela leitura... Qr dizer, eu sempre penso q tenho q ler o livro, mas como já vi o filme e tenho muuuitos livros na lista, vou deixando para trás. mas, vou ver se leio esse logo pq dizem q o filme é lindo!

Paulatictic disse...

Já faz tempo que eu quero ler esse livro! E agora me deu mais vontade ainda,depois de ler a sua resenha e olha que eu nem sabia que tinha filme. Vou ter que ler urgentemente!
beijos

Apaixonada por Livros disse...

Não conhecia o livro nem o filme...parece muito triste e emocionante...vou ver.

Deborah disse...

Eu nunca tinha ouvido falar nem do livro, nem do filme, mas a sua resenha me chamou a atenção e despertou interesse. Incrível como alguém pode criar um enredo desse! Sem dúvidas, já está na lista dos livros que, definitivamente, tenho que ler! :)

Beijos!

Karina Cristina disse...

Mirelli você está de parabéns pela resenha, mt tocante. Eu vi que você estava lendo esse livro e lembrei de baixar o filme que minha prima já tinha recomendado. O filme é excelente, mas quero ler o livro pq dizem q é mt bom, e como minha prima disse e eu vi aki na sua resenha, ele é bem chocante!!!
Com certeza irei comprar esse livro algum dia pra lê-lo. Beijosss